Posso comer ovo frito?

Olá 🙂 !

Eu acho que esse post vai ser polêmico. Eu vejo muitas pessoas que começam a fazer a dieta só comem ovo cozido e frango grelhado acompanhados de salada e esquecem das outras carnes.

Eu vou contar a minha experiência. A minha nutricionista me aconselhou comer até dois ovos (clara e gema) ou três claras de ovos por semana e eu posso prepará-lo tanto cozido como frito (sim! frito com um pouquinho de óleo na frigideira).

Assim como as outras carnes o ovo é uma proteína e também tem vários nutrientes que completam o cardápio:

  • A gema é rica em colesterol, e também é nela que se encontra a maioria dos nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais. Por longo tempo foi excluída da alimentação, mas sem ela os benefícios do ovo são reduzidíssimos;
  • A clara é uma grande fonte de proteína. Mas, ao contrário do que se imagina, tem proporcionalmente até menos desse nutriente do que a gema, com seus 16 gramas em cada 100 gramas do alimento. No caso da clara, são 13 gramas;
  • As vitaminas liposolúveis A, D, E e K estão presentes em grandes quantidades nos ovos, assim como as vitaminas do complexo B, incluindo a B12 (para o alivio dos vegetarianos). Com relação aos minerais e eletrólitos, os ovos são pobres em cálcio, mas excelente fonte de fósforo, ferro e magnésio. O sódio e potássio encontram-se em boas quantidades, principalmente na clara.
  • O ovo contém os componentes luteína e zeaxantina, que previnem a degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade;
  • O ovo também é fonte de biotina que melhora a alopecia (queda de cabelo) e dermatites, atua no controle do diabetes, inibição da cândida por impedir a conversão para a sua forma invasora em outros tecidos.

Normalmente eu como ovo em casos de emergência, quando não tem nenhuma proteína ou tem mas está cheio de gordura (como as milanesas). Esse é um exemplo de jantar que eu fiz, pão francês com ovo frito, no caso, eu coloquei presunto e queijo branco:
IMG_3814

Os itens dos nutrientes foram retirados do site Nutrício.

Beijos ❤

Deixe um comentário

